Você conhece os riscos de não registrar uma marca? Discutimos no blog várias vezes o que é registro de marca, como registrar e etc. Mas uma coisa que ainda não discutimos é sobre os riscos de não registrar sua marca.
Segundo o INPI, mais de 50% do processamento de marcas apresenta algum tipo de problema. Para isso, a melhor forma é contratar uma empresa especializada em registro de marcas.
Talvez você tenha pensado em registrar uma marca, mas nunca realmente colocou isso em prática, o que pode ter várias consequências para a sua empresa. Veja abaixo 5 riscos de não registar sua marca!
1- Outra pessoa pode registrar primeiro
Se você demorar muito para registrar sua marca, corre o risco de outra empresa se registrar primeiro, e você perderá o direito de usar a marca. Por mais tempo que permaneça no mercado, se outra empresa apresentar pedido no INPI e for aprovada, você perderá o direito de uso da marca.
Outro risco muito comum é a marca que você usa já existir. Empresas que não realizam pesquisas de nomes previamente no INPI antes de escolher um nome para a marca da sua empresa podem ter esse problema.
Por mais que você procure no Google e redes sociais para saber se já existe o uso dessa marca, apenas no INPI você pode saber com certeza se a marca já é apropriada. Evite processos por uso indevido.
2- Prejuízo financeiro
Caso você já seja conhecido por esse nome pelos seus clientes e todo mercado, tenha peças publicitárias, folders, banners, fachada com o logo da sua marca, você precisará passar por uma reformulação completa, o que é um grande prejuízo financeiro.
Os custos associados a branding, marketing, posicionamento e plano de negócios são altos. Além disso, você precisará investir em marketing para realizar novas campanhas de conscientização da marca.
3- Cometer infrações e pagar indenizações
Se a marca já estiver sendo usada, você estará cometendo infrações ao usar a marca. Se você insistir em continuar usando o nome indevidamente, a outra marca com o nome concedido no INPI poderá entrar com uma ação judicial, o que prejudicará a reputação de sua empresa, além de ter que pagar altas indenizações. Os valores variam entre 3% e 5% do faturamento bruto da sua empresa nos últimos cinco anos.
O fato da sua empresa enfrentar processos, ter de pagar indenizações ou o simples fato de ter de trocar o nome de uma marca por questões jurídicas de registro de nome faz com que a reputação da sua empresa fique comprometida, por perder credibilidade.
4- Não ter os direitos legais sobre a marca
Ter o registro deferido lhe dá direito exclusivo de uso. Esse direito inclui não só a autorização de uso, mas também o licenciamento da marca para outras empresas.
Você poderá licenciar o uso da sua marca para terceiros e obter lucros em cima disso através da cobrança de royalties.
5- Não estar protegido da concorrência
Se você não registrar sua marca, qualquer empresa pode se apropriar de sua marca, de sua credibilidade e de seus clientes sem ser punida por isso. Se você tem uma certa força no mercado e cria um novo produto ou campanha, outra empresa pode copiar o produto e a campanha e obter lucros significativos por seu mérito. E sua empresa não poderá fazer nada a respeito.