Construção e Registro de Marca para E-commerce

A explosão do comércio online agora é uma realidade. 40% dos usuários da Internet em todo o mundo já utilizaram a Internet para comprar produtos e serviços. Agora, se você não tem dúvidas sobre as oportunidades de negócios que o mercado digital representa e está pronto para aproveitar, concentre-se na construção de sua marca.

Construir uma marca forte para o seu negócio fará com que sua empresa, seus produtos e serviços se destaquem. Porém, construir uma marca sólida e persuasiva em um mercado competitivo exige persistência, investimento e dedicação.

Mas você não deve apenas criar uma marca pessoal para sua empresa on-line e usá-la sem prestar atenção em alguns detalhes. Quando você tem uma marca valiosa que se conecta com sucesso ao seu público-alvo, precisa protegê-la da concorrência, de terceiros e da criação de marcas semelhantes.

Como você protege este recurso precioso? Tornando-a exclusiva, evitando que surjam outras iguais ou similares que possam prejudicar a sua imagem, e ainda obter autorização para licenciar e expandir os seus negócios. Mas você só poderá explorar desta maneira se registrá-la junto ao Instituto Nacional de Propriedade Intelectual (INPI).

Portanto, se você realmente deseja construir uma marca on-line de sucesso e sabe como protegê-la, este artigo pode ajudá-lo.

Como criar uma marca comercial de sucesso no e-commerce?

Para começar, tente se colocar numa posição única frente ao seu público alvo e criar o seu diferencial a partir de uma análise de mercado. Você precisa estudar seus concorrentes, grandes e pequenos, e as lacunas que eles criam no “tempo e espaço” do mercado que você almeja.

Identifique os problemas no “estado de ser, estar e se posicionar” da sua concorrência, parta para a ação e busque o seu posicionamento. Você tem que decidir qual será o valor de sua marca. Seus produtos e / ou serviços serão os mais sofisticados? O mais simples e acessível? O mais rápido? O que terá mais utilidade?

Depois de fazer isso, explique sua narrativa ao público, ou seja, conte sua história construindo sua identidade, missão, valores e objetivos. Comunique-o em seu nome, seu logotipo, seu slogan e a identidade que você criar. Não só nos materiais da empresa, mas também na atitude e na forma de comunicação da empresa.

É importante manter e usar de forma consistente sua marca em todas as suas atividades e campanhas de marketing. Construa a imagem da sua marca como se ela tivesse personalidade, estilo de vida e uma mensagem para transmitir. Dessa forma, o público que você pretende atingir poderá prestar mais atenção ao seu negócio e aos poucos construir um relacionamento eficaz e autêntico.

Confira também: “Diferenciais entre uma marca forte e uma marca fraca: saiba como identificar”.

Sua loja online ou site, canais e posicionamento de mídia social precisam estar sincronizados e consistentes.

Embora a internet tenha possibilitado a criação de estratégias de marketing com menos recursos financeiros, o trabalho talvez seja mais exaustivo. Ou seja, nenhuma marca é feita sem esforço e sem uma boa experiência do usuário que começa na navegação do seu site, que deve ser fácil, ágil, simples e aberta.

Como registrar a minha marca?

Quando você tem um e-commerce ou loja virtual, uma marca permite que as empresas usem a internet e as mídias sociais de forma eficiente. Se você registrar sua marca, você a protege, ou seja, ninguém mais pode tirá-la de você.

Seu nome, logotipo e URL devem ser exclusivos. E você terá a certeza dessa exclusividade somente após obter o registro da marca. Portanto, se você já criou o nome de sua empresa ou produtos, deve tomar providências para registrar sua marca.

Para registrá-la, comece fazendo um pedido junto ao INPI. E antes de investir tempo e dinheiro na construção de sua marca, certifique-se que ela pode ser registrada ou se é elegível. Para isso, consulte o manual de marcas do INPI.

Ao entrar com o pedido, o processo se inicia com o cadastro, pagamento das taxas, envio do formulário de registro, publicação do registro e acompanhamento, até obter o certificado. 

Se houver alguma oposição ao seu pedido, você poderá retirar a sua solicitação ou defender a sua posição. Com o registro em mãos, sua marca estará protegida por um período de 10 anos — e poderá ser renovado sucessivamente.

Materiais Complementares:

E-book: Tudo o que você precisa saber sobre o Registro de Marcas

Registro da Marca: O Guia Definitivo

Qual a importância de ter uma marca registrada para o seu e-commerce?

Se você é um empresário e criou uma marca única e atraente para os seus negócios, que incorpora a sua identidade visual e sua mensagem empresarial, é importante que registre a sua marca.

O seu registro protege o seu nome e você pode explorá-lo publicamente em todos os produtos e serviços que criar e utilizá-lo como quiser. Mas os benefícios do registro de marca ainda podem ser mais vantajosos. Sua marca registrada pode agregar valor à sua empresa, como se fosse um bem móvel, o qual pode vender e licenciar.

E mesmo em tempos de crise, uma marca conhecida, com espaço e confiança conquistados, se mantém sólida. Em síntese, ao longo do tempo, se o seu e-commerce cresce, o valor da sua marca registrada também aumenta.

Precisa de mais informações sobre o Registro de Marcas? Clique aqui e fale com um consultor.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *